Trabalhar com vendas pela internet é uma atividade que tem crescido cada vez mais. O setor de e-commerce apresentava crescimento mesmo antes da necessidade de isolamento social, mas com a pandemia essa atividade foi impulsionada ao ponto de ganhar protagonismo.
Dessa forma, negócios digitais são cada vez mais presentes no mercado e investir nesse modelo pode ser um grande diferencial na gestão de pequenas e médias empresas. Contudo, não basta abrir um site, uma loja virtual, estar presente nas mídias sociais para garantir o sucesso de um empreendimento online ou mesmo saber fazer a gestão de crises, caso seja preciso.
É necessário prestar atenção em certos detalhes para conseguir boas vendas e fidelizar clientes. Por conta disso, elaboramos este texto com as principais informações e dicas para alcançar bons rendimentos a partir das vendas online. Acompanhe!
1. Reveja o planejamento estratégico
Antes de mais nada, é importante compreender o ambiente em que você está atuando e pensar um planejamento estratégico que faça sentido dentro desse ambiente. A maneira pela qual as pessoas lidam com a publicidade na internet é diferente dos locais físicos. São inúmeros anúncios em exposição e eles variam, adaptando-se de acordo com as ações do usuário. Portanto, seu planejamento precisa levar em conta o comportamento do público-alvo.
Além disso, é fundamental que você estude o mercado e as tendências do nicho escolhido e planeje como lidará com o produto que pretende vender. Caso ele seja de fabricação própria, será necessário um espaço físico para o estoque. Já na revenda, você dependerá de uma lista de possíveis fornecedores para alcançar o melhor custo-benefício possível. Essas são partes importantes de sua estratégia.
2. Estude os melhores canais digitais
Existem milhares de portais, plataformas e demais ferramentas para fazer suas vendas pela internet. É possível trabalhar com sites especializados, como Mercado Livre e OLX, ou então fazer vendas por meio das redes sociais e até mesmo abrir sua própria loja online. Por conta da diversidade de formas, é importante estudar qual dos modelos é mais adequado ao produto que deseja vender, à estratégia que você planejou e ao seu público-alvo.
3. Aprenda a usar o e-mail marketing
O e-mail marketing é uma estratégia de Marketing Digital pautada no disparo de e-mails par seu público. Muitas empresas desconhecem o potencial dessa ferramenta e acabam não investindo nela. Esse é um grande erro, pois essa é uma das ferramentas mais efetivas para angariar e fidelizar clientes no meio digital.
O intuito dessa estratégia é estabelecer uma comunicação direta com os destinatários, alcançando progressivamente sua atenção e fidelidade. Existem diversos detalhes a serem levados em conta na hora de organizar uma estratégia de disparo de e-mails, por isso é fundamental compreender como essa ferramenta funciona para utilizá-la da melhor forma para seu empreendimento.
4. Foque na experiência do usuário
O quão satisfeitos ficarão seus clientes ao navegar pelos espaços virtuais de sua empresa? Essa é uma questão fundamental. As pessoas passam cada vez mais tempo navegando pela internet, por isso é importante investir em meios para garantir um espaço online que ofereça uma navegação fácil, intuitiva, simples e agradável.
Para fazer isso é preciso focar em atrativos visuais, ferramentas que sejam úteis para o usuário, acessibilidade, intuitividade, bom funcionamento técnico e mais uma série de requezitos. Com uma boa experiência, as possibilidades de que o usuário permaneça no ambiente ou retorne a ele são muito maiores.
5. Invista em atendimento excelente
Não basta ter um site intuitivo e com ferramentas úteis se o atendimento ao cliente não for satisfatório. Todo mundo gosta de ser bem atendido e no espaço virtual isso continua sendo verdade. Por isso, possibilite ao cliente meios para contatar a empresa. Deixe números de telefone e endereço de e-mail em locais visíveis e não demore para responder.
Além disso, lembre-se de estabelecer um tratamento atencioso e educado, sendo o mais “humano” possível. Seja honesto nas respostas aos clientes e evite frases prontas. Quanto mais real for a relação entre você e sua clientela, maior serão as chances de fidelização e envolvimento. Mesmo virtualmente é fundamental manter um bom relacionamento com o público.
6. Prepare as questões logísticas
Essa é uma das principais questões a serem levada em conta. Além de reduzir custos na empresa, com um bom preparo logístico, você agiliza o atendimento e entrega de seus produtos, evitando aborrecimentos por problemas na prestação de seus serviços. É importante pensar como funcionará o estoque, como serão realizados os atendimentos e as entregas.
Uma boa gestão logística é fundamental para que todos os setores do empreendimento funcionem adequadamente, evitando desperdícios e garantindo uma boa experiência ao cliente desde o interesse até o momento da compra.
7. Estabeleça metas e métricas
Como você pôde perceber, é fundamental que o empreendimento online tenha planejamento. Nesse sentido, estabelecer metas e métricas é essencial para você poder avaliar como anda o funcionamento da empresa. Leve em conta seu nicho de atuação, possibilidades de investimentos e estabeleça números que sejam de fato representativos para suas vendas.
Além disso, lembre-se de sempre rever e reavaliar esses dados, adaptando-os à realidade de seu negócio. Sem métricas e metas bem estabelecidas não é possível perceber se o desenvolvimento do negócio está satisfatório e, com isso, investir em possíveis melhorias e soluções de problemas.
8. Aposte no pós-venda
Não é porque a compra já foi realizada que sua relação com o cliente termina. Muito pelo contrário, manter o cliente satisfeito mesmo depois que a venda foi finalizada é fundamental. Nesse sentido, envie e-mails agradecendo a preferência e confiança, e fique à disposição para solucionar dúvidas e demais problemas.
É possível, também, enviar mensagens em datas comemorativas, como aniversários oferecendo algum desconto, por exemplo. Mas lembre-se de não ser invasivo nem demonstrar apenas interesse em lucros. É importante que o cliente estabeleça uma relação humanizada e de confiança com seu empreendimento, para além da compra. Conquiste o coração dos clientes.
Trabalhar com vendas pela internet é uma tendência cada vez maior. Investir nesse setor, seja integralmente ou para ampliar o raio de ação de sua empresa, é uma excelente forma de desenvolver o empreendimento. Contudo, como você pode perceber ao longo do texto, é necessário levar em conta pequenos detalhes que farão toda a diferença na hora de estabelecer seu espaço online. Seguindo nossas dicas o seu negócio online terá um grande sucesso!
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