Os sintomas de intolerância à lactose podem ser facilmente confundidos com mal-estar abdominal comum. Por esse motivo, muitas pessoas que têm a condição demoram a procurar por ajuda médica, o que dificulta o diagnóstico precoce e compromete o bem-estar.
Uma vez confirmada essa deficiência, o tratamento é bem simples e com ótimo prognóstico. Mas por que se preocupar com o funcionário que é intolerante à lactose? Neste post, contamos para você. Continue a leitura e confira!
O que é a intolerância à lactose?
Muito se fala em intolerância à lactose, mas você sabe exatamente o que significa? Essa condição é caracterizada pela incapacidade do organismo em digerir a lactose, o açúcar do leite. Ela é causada pela deficiência de uma enzima chamada lactase, que faz a quebra da lactose e permite que o nutriente seja digerido. Existem 3 tipos de intolerância à lactose:
- primária: o intestino reduz a produção da lactase por conta do envelhecimento. Por isso é muito comum pessoas com mais idade apresentarem o problema;
- secundária: é ocasionada por alguma doença ou ferimento que impede ou reduz a produção de lactase;
- congênita: a pessoa já nasce com o problema.
Vale a pena dizer que existe outra doença relacionada ao consumo de leite e derivados e que é bem confundida com a intolerância à lactose, mas, na verdade, é bem diferente: a alergia à proteína do leite de vaca. Enquanto a primeira se refere a indigestibilidade do açúcar do leite, a segunda desencadeia um processo alérgico à proteína do leite. Portanto, os sintomas e o tratamento são distintos.
Quais são os 5 sintomas de intolerância à lactose?
Os sintomas de intolerância à lactose estão relacionados ao sistema digestório. Isso porque, as bactérias que vivem no intestino fermentam o açúcar do leite causando muito desconforto e mal-estar. Esses sinais podem começar de 30 minutos a 2 horas após a ingestão de leite ou derivados.
Lembrando que a intensidade pode variar com a quantidade de ingestão de alimentos com leite e do grau de intolerância de cada pessoa. Os principais sintomas são:
- diarreia: a presença do açúcar do leite no intestino faz com que atraia água e amoleça as fezes;
- dor abdominal: quando as bactérias consomem o açúcar do leite no intestino, liberam gases que levam ao desconforto;
- inchaço abdominal: causada pelo excesso de gases no intestino;
- náusea e vômito: ocasionados pelo mesmo motivo acima;
- dor de cabeça e fadiga: quando o intestino tem dificuldade para processar um alimento, exige muita energia do organismo gerando dores de cabeça e cansaço.
Como é feito o diagnóstico de intolerância à lactose?
Percebendo que os sintomas acontecem frequentemente é importante procurar ajuda de um gastroenterologista. O especialista poderá fazer algumas perguntas, caso desconfie que seja intolerância à lactose. Sendo assim, é interessante que o paciente esteja prevenido para respondê-las corretamente. Algumas das questões podem ser:
- Quando os sintomas começaram?
- Eles aparecem depois de ingerir leite, derivados ou comidas que contenham leite?
- Os sintomas são frequentes ou acontecem de vez em quando?
A partir das respostas, ele pode solicitar alguns exames para diagnosticar a intolerância à lactose e dar continuidade ao tratamento. Veja quais são eles logo abaixo!
Exame de intolerância à lactose
É um exame em que o paciente ingere um líquido rico em lactose e depois tem o sangue colhido. Nele, é avaliada a quantidade de glicose na corrente sanguínea.
Exame de hidrogênio expirado
Nesse exame, o paciente também ingere o líquido com lactose, mas a análise é da quantidade de hidrogênio expelida pelo hálito.
Medidor de ácido láctico
Quando a pessoa tem intolerância à lactose e consome esse açúcar, o seu organismo produz ácido láctico, que consegue ser detectado por meio desse exame.
Por que se preocupar se algum funcionário é intolerante à lactose?
Embora não seja uma condição que cause complicações em adultos saudáveis, a intolerância à lactose pode gerar muitos desconfortos. Conviver com gases, dores abdominais e de cabeça, cansaço e diarreia frequentemente é algo que prejudica a qualidade de vida e o bem-estar do paciente.
Um funcionário que apresenta intolerância à lactose pode ter a qualidade do seu trabalho prejudicada e, consequentemente, a produtividade. Logo, a engrenagem da equipe pode ficar disfuncional, abalando todo o fluxo de trabalho. Por essa razão, é importante que a empresa se preocupe com a saúde dos colaboradores.
Que tipo de ações e atividades a empresa pode fazer para se adaptar?
Como você pôde ver, é importante que a empresa se preocupe com o bem-estar dos funcionários, não somente pela produtividade, mas pela retenção de funcionários. A seguir, confira o que a empresa pode fazer pelos s funcionários que têm intolerância à lactose.
Ter opções de alimentação sem lactose
Se a sua empresa oferece refeições no local, é interessante disponibilizar opções de pratos e lanches sem lactose. Além de acolher a situação dos funcionários intolerantes à lactose, é uma maneira de não ter nenhum contratempo.
Se algum colaborar consumir alimentos com leite e passar mal, provavelmente, terá que ser dispensado ou terá o seu rendimento reduzido no dia por conta dos desconfortos. Sendo assim, é melhor prevenir esses incidentes.
Promover ações de saúde
Muitas vezes, os intolerantes à lactose demoram procurar ajuda e serem diagnosticados por não conhecerem a condição. Por isso, promova ações de saúde do colaborador e bons hábitos de vida, incluindo palestras e informativos sobre a intolerância. A informação é sempre importante nos cuidados de saúde.
Oferecer um bom plano de saúde
Com um bom plano de saúde, os funcionários podem se consultar e fazer exames sem depender do sistema público ou desembolsar muito dinheiro. Dessa maneira, o colaborador pode fazer um acompanhamento médico mais eficaz com diagnóstico precoce e tratamento de diversas doenças, inclusive de intolerância à lactose.
Como você conferiu, os sintomas de intolerância à lactose são ligados aos problemas gastrointestinais que a condição causa. Entretanto, não são sinais específicos, o que pode dificultar a busca por ajuda profissional. Por essa razão, a empresa que promove saúde e informação sai à frente no oferecimento de maior qualidade de vida aos funcionários.
Gostou deste post? Então assine a nossa newsletter e receba todas as novidades em primeira mão diretamente na sua caixa de e-mail!