Tornar a sua jornada de atendimento cada vez mais segura esse é o nosso jeito de cuidar!
Em cumprimento a RDC Nº 36, DE 25 DE JULHO DE 2013 e PORTARIA Nº 529, DE 1º DE ABRIL DE 2013, a Unimed instituiu em 2016 o Núcleo de Segurança do Paciente, instância do serviço de saúde criada para promover e apoiar a implementação de ações voltadas à segurança do paciente.
Definimos segurança do paciente como a redução, a um mínimo aceitável, do risco de dano desnecessário associado ao cuidado de saúde.
Dessa forma, nossos princípios e diretrizes estão norteados em:
- Melhoria contínua dos processos de cuidado e do uso de tecnologias da saúde;
- Disseminação sistemática da cultura de segurança;
- Articulação e a integração dos processos de gestão de risco;
- Garantia das boas práticas de funcionamento do serviço de saúde.
Você sabia que também pode contribuir com a melhoria contínua da segurança?
Ao passar em atendimento em um de nossos serviços, avalie se está sendo cumprido minimamente os protocolos de segurança abaixo:
- Protocolo 1 – IDENTIFICAÇÃO CORRETA
Ser identificado corretamente com seu nome e data de nascimento, levando em consideração as características individuais, prioridades de atendimento e preferências para nome social ou nome afetivo;
- Protocolo 2 – COMUNICAÇÃO EFETIVA
Receber orientações verbal e escrita de forma clara e precisa, com transparência e acolhimento.
- Protocolo 3 – USO SEGURO DE MEDICAMENTOS
Ser questionado sobre o uso de medicamentos de rotina e alergias.
Ser informado quanto aos medicamentos que estão sendo administrados, assim como os cuidados necessários antes, durante e após a sua administração.
- Protocolo 4 – PROCEDIMENTOS INVASIVOS/ CIRÚRGICOS SEGUROS
Ser conferido previamente a identificação dos seus dados (nome e data de nascimento), local e lateralidade para a realização do procedimento.
- Protocolo 5 – HIGIENE DAS MÃOS
Perceber que o profissional higieniza as mãos antes, durante e após o contato com rotinas realizadas no atendimento.
A higienização das mãos pode ser realizada com água e sabão ou com álcool.
- Protocolo 6 – REDUÇÃO DO RISCO DE QUEDA E LESÕES
Ser abordado quanto a necessidade de movimentação em cadeira de rodas em caso de mal-estar, tontura ou dificuldade de locomoção.
Receber orientações e apoio em casos de medicamentos que podem causar mal-estar e tontura.
Perceber a sinalização de placas de alerta em caso de área com potencial escorregadio.
Nos ajude no compromisso em melhorar a segurança do seu atendimento!
Notifique qualquer situação em que você se sentiu inseguro!
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