A Organização Mundial de Saúde, a OMS, declarou que a COVID-19, Coronavírus, se tornou uma pandemia (epidemia generalizada), sendo este momento de prudência e não de pânico. Como se trata de uma infecção que afeta o sistema respiratório, alguns cuidados com as vias aéreas são necessários.
[rock-convert-cta id=”1545″]
Ainda não existem vacina ou medicamento para prevenção ou tratamento da infecção, mas testes e estudos já estão sendo realizados em busca da cura. As precauções de contágio são importantes para evitar a propagação de doenças infecciosas de qualquer etiologia, inclusive a desse novo vírus.
Atente-se para os seguintes cuidados:
- Evitar contato próximo com pessoas doentes e que tenham infecção respiratória aguda;
- Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um antisséptico para as mãos à base de álcool em gel, principalmente, após contato direto com pessoas doentes e antes de se alimentar;
- Usar lenços descartáveis para higiene nasal (nada de lencinhos de pano!);
- Cobrir nariz e boca sempre que for espirrar ou tossir com um lenço de papel e descartar no lixo;
- Higienizar as mãos sempre depois que tossir ou espirrar;
- Evitar tocar em olhos, nariz e boca com as mãos não higienizadas;
- Manter ambientes muito bem ventilados;
- Não compartilhar objetos de uso pessoal como copos, garrafas e talheres;
- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência;
- Evitar contato com animais selvagens ou doentes.
Esses são hábitos diários que podem ajudar a impedir a propagação de várias doenças, inclusive essa nova infecção por coronavírus.
A Unimed Rio Preto estruturou os serviços para apoiar nossos clientes neste momento, oferecendo um suporte de telemonitoramento, composta por profissionais especializados, que tem o propósito de:
- Orientar e esclarecer dúvidas;
- Direcionar o cuidado, orientar quando e quais os serviços de saúde procurar;
- Monitorar os casos necessários de observação domiciliar, visto que 80% a 85% dos casos são leves e não necessitam buscar atendimento em pronto socorro. Por isso antes de procurar o serviço, entre em contato com nossa equipe, por meio dos canais (17) 3513-7657, com atendimento das 6h à 0h.
Fonte: Unimed Brasil; Informe da Sociedade Brasileira de Infectologia de 12/03/2020; Equipe Médica de Atenção à Saúde Primária Unimed São José do Rio Preto