Ter assistência médica de qualidade para toda a família é ponto fundamental para quem quer garantir qualidade de vida, ter longevidade para acompanhar todo o desenvolvimento dos filhos e aproveitar em conjunto as conquistas dos familiares. No entanto, escolher e contratar um plano de saúde familiar não é algo tão simples. Afinal, trata-se da proteção, promoção e manutenção da própria saúde e de todos que fazem parte da família. 

Além disso, são muitas operadoras, tipos de planos e diferentes coberturas, é difícil determinar qual a melhor opção e fácil de contratar algo que não entrega exatamente o que você busca ou necessita.

Contar com um plano de saúde familiar é uma forma de ter acesso a medicina preventiva, com acompanhamento médico de qualidade antes mesmo de apresentar qualquer sintoma de doença, apenas para acompanhar de perto a condição da sua saúde e da sua família. E, caso venha a surgir algum problema, ser diagnosticado previamente e evitar que o quadro evolua para algo mais grave.

Para que você possa ter confiança no seu plano e a garantia de acesso a saúde de qualidade para promover o bem-estar de todos os familiares. Neste conteúdo vamos te ensinar tudo o que você precisa saber para escolher um plano de saúde familiar.

Boa leitura! 

Características de um plano de saúde familiar

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Antes de realmente escolher, é fundamental que você entenda as principais características do perfil de contrato, segmentação assistencial e carência de um plano de saúde familiar.

Perfil de contrato

De acordo com a ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), órgão responsável por fiscalizar, estabelecer as diretrizes e o rol de procedimentos obrigatórios dos planos de saúde, a modalidade familiar tem as seguintes características em seu perfil de contrato:

  • É livre de adesão;
  • Possui período de carência;
  • Possui cobertura conforme descrito no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde da ANS;
  • Cobrança realizada pela operadora diretamente ao contratante.

O plano de saúde familiar é aquele em que uma pessoa física fecha contrato com uma operadora, seja diretamente com ela ou por uma corretora de planos de saúde, adquirindo assistência médica para toda a família (esposo(a) e dependentes).

Segmentação Assistencial

A segmentação assistencial se refere ao modelo de atuação do plano de saúde. Existem vários deles, cada um tem sua própria composição de coberturas e mais de um pode ser contratado no mesmo plano.

Ao conferir a lista de segmentações definidas pela ANS, você entenderá melhor:

  • Ambulatorial – (Cobertura de consultas, exames e algumas terapias);
  • Hospitalar sem obstetrícia – (Apenas internação hospitalar);
  • Hospitalar com obstetrícia;
  • Exclusivamente Odontológico;
  • Referência (todas as coberturas oferecidas nas segmentações ambulatorial e hospitalar com obstetrícia);
  • Ambulatorial + Odontológico;
  • Ambulatorial + Hospitalar sem obstetrícia;
  • Ambulatorial + Hospitalar com obstetrícia;
  • Hospitalar com obstetrícia + Odontológico;
  • Hospitalar sem obstetrícia + Odontológico;
  • Ambulatorial + Hospitalar sem obstetrícia + Odontológico;
  • Ambulatorial + Hospitalar com obstetrícia + Odontológico.

Para saber exatamente as coberturas incluídas em cada segmentação assistencial. Ou seja, quais procedimentos e tipos de atendimento cada modelo de plano deve oferecer, basta consultar o Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde da ANS

Carência

Quando se contrata um plano de saúde familiar, assim como em outros perfis de contrato (individual, coletivo por adesão ou coletivo empresarial), é preciso aguardar por um período para utilizar os serviços oferecidos, ou seja, cumprir o prazo mínimo de carência.  

A lei garante ao usuário um prazo mínimo de 24 horas para emergências e de até 6 meses para realizar consultas, internações e cirurgias. Por isso é tão importante consultar o tempo de carência do plano que pretende contratar.

No caso de substituição de plano de saúde, seja de uma operadora para outra ou somente a troca de segmentação dentro da mesma, é possível realizar a portabilidade de carências. Então, isso quer dizer que o tempo de carência exigido no plano de destino pode ser abatido pelo tempo “pago” no plano anterior. 

O que é preciso levar em consideração na hora de escolher o plano para sua família?

Agora que você já sabe quais as características de um plano de saúde familiar, chegou a hora de entender quais pontos devem ser analisados antes de escolher o seu.

Entenda bem as necessidades de sua família

Antes de qualquer coisa, é preciso definir para o quê exatamente sua família utilizará o plano.

  • Você ou outro membro da família pretende realizar algum tipo de tratamento?
  • Seu objetivo é que todos possam fazer os check ups rotineiros para manter a saúde em dia e ter acesso à assistência para todas as ocasiões que necessitem de atendimento imediato?
  • A família precisa somente de atendimento de qualidade quando for necessário? 
  • Vocês costumam viajar muito ou estão quase o ano todo em casa?

Essas questões precisam ser respondidas para garantir que o futuro plano de saúde familiar atenda às principais necessidades de todos e vocês não acabem pagando por serviços que, muitas vezes, deixam de ser utilizados. Isto é fundamental para maximizar a utilização e certificar que o valor investido não seja desperdiçado.

Defina qual tipo de atendimento a família precisa receber

Existem diversos pacotes e com diferentes tipos de cobertura oferecidos pelas operadoras. 

Os planos mais básicos entregam somente o que a ANS exige em seu Rol de Procedimentos obrigatórios.

Também existem planos mais completos, com coberturas adicionais, como campanhas de vacinação, cirurgias, transplantes e tratamentos mais complexos.

Faça uma lista com tudo o que a família inteira precisa nos serviços de saúde, levando em consideração o que é necessário no presente e o que poderá ser utilizado no futuro, como planejar ter mais um filho(a).

Leia também: Plano de saúde para bebê: tudo que você precisa saber

Caso opte pela segmentação com cobertura hospitalar, saiba que existem dois tipos diferentes de acomodação: enfermaria e apartamento. Portanto, na primeira opção, os quartos são coletivos e, na segunda, individuais.

Assim, você saberá exatamente qual segmentação assistencial se encaixa melhor nas necessidades e orçamento da família. 

Escolha da rede de atendimento de confiança

Os serviços de saúde previstos no plano são realizados por uma rede de prestadores ou pela própria rede da operadora.

Por isso, é importante analisar as redes de atendimento e identificar quais entregam confiança. Isso quer dizer que a rede deve contar com hospitais bem equipados, diversas clínicas e laboratórios à disposição, além de médicos experientes em suas especialidades.

Para isso, você pode pesquisar a avaliação do público sobre as operadoras. Então, com uma busca rápida no Google, dá para encontrar o ranking de operadoras, o número e tipo de reclamações que cada uma recebe. 

Outro ponto interessante é que uma operadora de confiança oferece reembolso para médicos e serviços particulares que não atendem por plano de saúde. Leve isso em consideração, pois se você quiser ser atendido por algum médico de fora da rede é importante escolher um plano que tenha reembolso

Dicas importantes

  • Consulte o ranking anual de operadoras divulgado pela ANS;
  • Verifique a avaliação média dos usuários do plano que você pretende contratar;
  • Quando pesquisar sobre a rede referenciada, você deve dar prioridade para a qualidade e excelência dos hospitais, clínicas, laboratórios e médicos, não para o número de locais para atendimento;
  • Nunca deixe de entrar em contato com sua corretora ou operadora de saúde para esclarecer todas as suas dúvidas, como procedimentos disponíveis e regras para utilizar os serviços.

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