Neste mês, damos início a uma das campanhas de saúde mais conhecidas mundialmente: o Outubro Rosa. Ela trata, originalmente, do câncer de mama e tem como objetivo principal conscientizar as pessoas sobre a importância do diagnóstico precoce.
Você sabia que o câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo? Só no Brasil, foram estimados 66.280 novos casos da doença em 2021, com um risco considerado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres. Além disso, ele ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres brasileiras. Os dados são do Inca (Instituto Nacional do Câncer).
Nós, da Unimed Rio Preto, queremos explorar esse assunto de maneira mais ampla, portanto, convidamos você à leitura do artigo de hoje: Outubro Rosa: saúde da mulher em foco.
Vamos juntos nos informar e cuidar do nosso bem mais precioso?!
Saúde da mulher
Quando falamos em saúde da mulher, dados relevantes chamam a nossa atenção: segundo um levantamento feito pela Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) com informações do Ministério da Saúde, em 2022, foram registrados mais de 1,2 milhão de atendimentos femininos por ginecologistas no Sistema Único de Saúde (SUS), contra apenas 200 mil consultas de homens no urologista.
Esses números reforçam uma constatação que já sabemos há muito tempo: as mulheres cuidam mais da saúde do que os homens. Porém, mesmo assim, a saúde do público feminino requer atenção e conscientização.
E como fazer isso? Olhando para todos os aspectos da saúde da mulher.
Alimentação saudável
A alimentação saudável é uma grande aliada da saúde da mulher. Ao longo da vida, ela passa por diferentes fases e cada uma delas requer necessidades específicas:
- Período menstrual: o organismo precisa de um reforço de nutrientes como vitaminas do complexo B, fibras, vitamina E, ácidos graxos e minerais, que auxiliam na redução dos desconfortos do ciclo menstrual, como: inchaço, dores de cabeça e alteração de humor;
- Gravidez: uma dieta pouco nutritiva durante a gravidez pode ocasionar problemas sérios, tanto para o bebê, quanto para a mãe. Por isso, é fundamental o consumo de aveia, vegetais amarelos, oleaginosas, entre outros;
- Menopausa: esse período, que acontece geralmente entre 45 e 55 anos, é marcado por uma queda na produção do estrogênio, na fixação do cálcio nos ossos e no equilíbrio das gorduras no sangue. Por essa razão, é indicado consumir alimentos como soja, peixe e chocolate amargo.
Atividade física
Fazer atividade física traz uma infinidade de benefícios à mulher, independentemente da idade. Para muitas mulheres, a prática regular de atividade física está ligada a fatores estéticos, porém há diversas benfeitorias diretamente relacionadas à saúde, bem-estar e qualidade de vida, como:
- Prevenção de doenças;
- Fortalecimento dos ossos e das articulações;
- Melhora do condicionamento físico;
- Alívio dos sintomas da menopausa;
- Ajuda no controle da pressão arterial;
- Melhora do humor;
- Ajuda no controle da ansiedade e estresse.
Saúde mental
Desde cedo, aprendemos a cuidar da saúde do corpo, porém nem sempre olhamos com atenção para a nossa sáude mental. Uma pesquisa realizada em 2021 pelo Instituto FSB mostrou que 62% das mulheres brasileiras tiveram sua saúde mental abalada após a pandemia.
E por que será?
Trabalho doméstico, carreira profissional, estudos, maternidade e relacionamentos são atribuições com que a maioria das mulheres precisa lidar no dia a dia, o que gera exaustão e sobrecarga.
Por isso, precisamos falar sobre a saúde mental feminina e os cuidados necessários para uma rotina mais leve e saudável. Então, anote as dicas:
- Reserve momentos de lazer durante a semana;
- Busque apoio da família e dos amigos sempre que precisar;
- Dê um tempo das redes sociais quando achar necessário;
- Faça sessões de terapia periodicamente;
- Realize atividades físicas regularmente.
Exames de rotina
Prevenção é uma das palavras-chave quando o assunto é cuidado com a saúde.
Portanto, converse com o médico de sua confiança, faça acompanhamentos regulares de acordo com a sua idade e mantenha os exames em dia.
Dentre os benefícios desse autocuidado, vale pontuar:
- Redução do risco de doenças;
- Detecção precoce de condições de saúde ou doenças graves;
- Aumento das chances de tratamento e cura;
- Redução do risco de complicações;
- Aumento da expectativa de vida e melhora geral da saúde.
Lembre-se: o plano é se prevenir! Conte com a Unimed Rio Preto para isso!