A Oncologia é a especialidade responsável por tratar o câncer, e o tratamento é bem diferente de outros, pois requer uma equipe multidisciplinar, uma vez que pode desencadear o surgimento de outras doenças no paciente imunodeprimido e os diversos efeitos colaterais causados pelas medicações utilizadas.
Um time de especialistas trabalha em conjunto e sintonia para, além de tratar as doenças, promover e manter a qualidade de vida do paciente durante o tratamento. Dessa forma, o responsável por coordenar essa equipe é a Oncologia.
Ao longo deste conteúdo você aprenderá tudo sobre essa especialidade, números importantes do câncer, as formas de prevenção e tratamentos.
Boa leitura!
Conheça as áreas da oncologia
Existem muitas áreas na oncologia, sendo que as três principais e base de tudo são: clínica, cirúrgica e radiação.
A área clínica tem uma abordagem geral, direcionada para o cuidado ao paciente e execução dos tratamentos sistêmicos. Portanto, um oncologista clínico atua diretamente na execução da quimioterapia, hormonioterapia e imunoterapia, além da aplicação de outros medicamentos.
No campo cirúrgico da oncologia é encarregado pelas remoções de tumores e tecidos adjacentes no momento da cirurgia. O cirurgião oncológico também é o especialista responsável por biopsias para diagnóstico do câncer.
Por fim, na área de radiação, o objetivo é eliminar ou retardar o crescimento do tumor por meio da destruição das células cancerosas, ação que limita os danos aos tecidos saudáveis próximos.
Além disso, os radio-oncologistas também podem usar a radiação para reduzir os tumores quando não é possível eliminar todo o câncer e aliviar sintomas, como a dor, para entregar melhor qualidade de vida aos pacientes.
Portanto ao mesmo passo que a medicina evolui a oncologia também progride nos tratamentos e novas especialidades. Atualmente, existem oncologistas hematologistas, responsáveis por tratar os diversos tipos de câncer no sangue (leucemia, linfoma, mieloma e outros), pediátricos, ginecológicos e mais uma infinidade de profissionais especializados para atuar na luta contra o câncer.
Estimativas de Câncer para 2022 e os tipos com maior incidência
De acordo com as Estimativas de Câncer realizadas no começo da década pelo INCA (Instituto Nacional de Câncer), o Brasil deverá registrar aproximadamente 625 mil novos casos da doença em 2022.
Atualmente, os tipos de câncer com maior número de casos por ano são:
- Pele não melanoma(177 mil);
- Mama (66 mil);
- Próstata (66 mil);
- Cólon e reto (41 mil);
- Pulmão (30 mil); e
- Estômago (21 mil).
O câncer de pele não melanoma possui o maior número de registros, com cerca de 180 mil casos por ano, correspondendo a 27,1% dos casos de câncer em homens e 29,5% em mulheres.
Todos eles requerem diagnóstico precoce para aumentar as chances de cura, é importante que a população conheça os sintomas para procurar um oncologista no hora certa. A agilidade na detecção de um câncer aumenta muito o tempo de sobrevida ou as chances de cura.
Por isso é importante que todas as pessoas se atentem aos sintomas que podem sinal de algum câncer em desenvolvimento. É sobre isso que falaremos a seguir.
Sintomas que indicam a necessidade de procurar um oncologista
Como vimos no tópico anterior, o diagnóstico precoce do câncer faz toda diferença para a vida dos acometidos pela doença.
Confira 6 sintomas que não podem ser deixados de lado de forma alguma.
- Perda de peso repentina sem motivos aparentes – Sintoma mais comum da doença;
- Mudanças no órgão reprodutor masculino, dores, inchaços, inflamações e dificuldade para urinar;
- Sangramento nas fezes ou no vômito é sinal de urgência médica. Para as mulheres é preciso atenção, pois muitas vezes o sangramento vaginal é confundido com menstruação. Se forem frequentes e fora do período, podem sinalizar algum tipo de câncer;
- Dificuldade para engolir e indigestão frequente não é normal. No caso da indigestão, quando ela começa a aparecer após a ingestão de qualquer alimento, pode indicar um câncer em estágio avançado;
- Manchas, sinais, pintas incomuns, irregulares, com diferentes tonalidades e lesões na pele. Realize o autoexame sempre, o câncer de pele é o de maior incidência;
- Alterações nas necessidades fisiológicas: diarréia e/ou constipação frequentes, excesso de idas ao banheiro e/ou urinar pouquíssimas vezes e quaisquer outras mudanças na rotina das evacuações e/ou micção.
A Unimed Rio Preto é centro de referência e solução no tratamento do Câncer
O Centro de Excelência em Oncologia da Unimed Rio Preto é referência nas soluções para tratamento de câncer e conta com um time de Oncologistas Clínicos focados na qualidade técnica e na humanização do tratamento.
Além de profissionais muito bem preparados, o centro conta com uma estrutura para atendimento individualizado, multidisciplinar e acolhedor. Com emergência 24 horas, unidades de observação prolongada, internação, equipe de cuidados paliativos, exames laboratoriais e de imagem.
Dê play no vídeo e conheça melhor e com mais detalhes o Centro de Excelência em Oncologia da Unimed Rio Preto.