Neste mês, damos início a uma campanha muito importante que envolve mulheres e bebês: é o Agosto Dourado. E você sabe o que ela significa?

Essa campanha trata sobre a importância do aleitamento materno e busca reforçar os principais benefícios desse alimento para os bebês e também para a saúde das mães.

É sobre esse assunto que vamos conversar ao longo do texto. Boa leitura!

Agosto Dourado

A campanha Agosto Dourado teve início em 1990, em Nova Iorque (EUA), com um encontro entre a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). O objetivo, na época, foi criar a Declaração de Innocenti, voltada para a amamentação, com o intuito de debater ações mundiais de conscientização.

No ano seguinte, foi criada a Aliança Mundial de Ação Pró-Amamentação (Waba, sigla em inglês) para cumprir as diretrizes definidas pelos países envolvidos depois da assinatura do documento. E, em 1992, a Aliança lançou a Semana Mundial de Aleitamento Materno (Smam), comemorada nos sete primeiros dias do mês.

De lá para cá, todos os anos, o assunto ganha destaque em diferentes países pelo mundo, inclusive no Brasil.

E por que o dourado?

A cor dourada tem relação com o padrão “ouro” de qualidade do leite materno. É um alimento rico e o mais completo que existe, evita doenças e fortalece o vínculo entre mãe e filho.

Inclusive, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda a amamentação até os dois anos de idade ou mais, sendo os seis primeiros meses de forma exclusiva. Neste período inicial, não é necessário inserir suplementos, nem outros tipos de alimentos, com exceção de recomendação médica para determinados casos.

E você tem ideia dos benefícios que o leite materno traz ao bebê e à mulher? Veja só!

Para o bebê

•          Melhora a digestão e diminui as cólicas;

•          Estimula a inteligência;

•          Reduz os riscos de desenvolver doenças alérgicas, doença de Crohn e linfoma;

•          Estimula e fortalece a arcada dentária;

•          Previne problemas fonoaudiológicos, respiratórios, auditivos e psicomotores devido à sucção;

•          Reduz a mortalidade neonatal (que acontece até o 28º dia de vida).

Para a mãe:

•          Gera conexão entre mãe e filho;

•          Reduz o sangramento após o parto, ao produzir ocitocina;

•          Intensifica a perda de peso;

•          Ajuda a evitar a osteoporose;

•          Protege contra doenças cardiovasculares;

•          Diminui a incidência de câncer de mama e de ovário e endométrio.

A amamentação é um ato natural, que envolve mães e filhos, porém, muitas vezes, o desmame acontece precocemente. E os motivos são muitos: rotina de trabalho atribulada, falta de conhecimento, influências externas, questões psicológicas, crenças limitantes, entre outros.

Nossas ações

A Unimed Rio Preto tem como objetivo cuidar de você e da sua família, inclusive nos primeiros dias de vida do seu bebê . Por isso, promove diversas ações e apoia iniciativas com foco na saúde e no bem-estar.

Uma delas é a produção de um e-book com as principais dúvidas das mães relacionadas à amamentação. Compartilhamos esse material com você a fim de esclarecer todas as informações sobre o assunto. Confira aqui.

Além disso, temos um programa gratuito para as nossas beneficiárias, que acolhe e acompanha as mulheres, do início da gestação até o 1º ano de vida do bebê. Para participar, é necessário fazer a inscrição pelo telefone (17) 3202-1144 ou pelo WhatsApp (17) 99146-2032. Clique aqui e conheça mais sobre o Beabá Bebê.

E, em parceria com a Prefeitura e o Rotary da cidade, temos um Banco de Leite Humano, localizado na Av. dos Estudantes, 1886, em São José do Rio Preto.

Lembre-se: conte com a gente para cuidar da sua saúde sempre, em todos os momentos da sua vida!