Você sabia que uma em cada 160 crianças em todo o mundo tem algum Transtorno do Espectro Autista (TEA), também conhecido como Autismo? Esse dado é da Organização Mundial da Saúde (OMS).

O autismo, como é popularmente conhecido, é uma condição que afeta a maneira como as pessoas veem, ouvem, sentem e interagem com o mundo ao seu redor. Não existe um padrão, são diferentes tipos do transtorno, em graus distintos.

Para nós, da Unimed Rio Preto, é muito importante falar sobre esse assunto, conscientizar nosso público sobre o tema e incentivar o diagnóstico precoce, que melhora a qualidade de vida das pessoas.

Por isso, convidamos você para essa leitura!

Causas e Sinais do Autismo

Causas e sinais de Autismo

Na grande maioria das vezes, o autismo tem relação direta com a genética, mas há ainda questões desconhecidas sobre suas causas. Um estudo científico feito em 2019 apontou que cerca de 98% dos casos estão ligados a fatores genéticos, sendo 81% hereditários.

Geralmente, o TEA se manifesta nos 5 primeiros anos de vida da criança e os sinais são variados:

  • Alta sensibilidade à luz, ao som e ao toque
  • Dificuldade de contato visual
  • Rejeição a situações de imprevisto
  • Dificuldade de interação social
  • Irritabilidade
  • Agitação
  • Hiperatividade
  • Desatenção

Cada pessoa autista pode viver essa condição em uma intensidade e grau diferentes, por isso, é fundamental buscar informações sobre o TEA e procurar ajuda profissional.

Como tratar?

Algumas crianças podem apresentar sinais já com 1 ano e meio de vida, mas há situações mais graves que podem se manifestar antes dessa idade. Por isso, quanto mais cedo o diagnóstico, mais chances de receber orientações corretas e iniciar o tratamento.

O objetivo é melhorar a qualidade de vida da pessoa autista e, para que isso aconteça, é muito importante ter o apoio de uma equipe multiprofissional.

Além de psicólogo, os pacientes podem precisar de fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, pedagogo, fisioterapeuta, entre outros profissionais. Tudo depende da necessidade cada um.

Então, não esqueça: você, que é mãe, pai ou tem bebê na família, faça o acompanhamento da criança com um pediatra da sua confiança, informe-se e pergunte também!

Por falar em pergunta, você sabia que temos uma data para reforçar a conscientização do Autismo? Sim, temos! Veja só!

Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Em 2 de abril, é celebrado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Foi em 2007 que a ONU (Organização Nacional de Acreditação) decretou essa data, quando cartões-postais do mundo todo se iluminam de azul, cor que representa o TEA.

E já que o assunto é representação, o quebra-cabeça também é um símbolo usado com frequência para identificar a causa. E sabe por quê? Porque ele remete à diversidade e complexidade, tão presentes nesse universo.

Interessante, né?!

Cada indivíduo é único e a condição autista não pode ser uma limitação para ninguém. Devemos nos informar sempre e, acima de tudo, ter respeito pelo outro! E entender que a vida de cada um importa! IncenTive uma sociEdade Autêntica.