Implementar boas técnicas de Employer Branding (Marca Empregadora) é essencial para o desenvolvimento sustentável da sua empresa seja ela de grande, médio ou pequeno porte. Conquistar o aumento da taxa de retenção de funcionários é uma das missões mais importantes da estratégia de Employer Branding. Uma das ferramentas usadas para isso é a adoção de benefícios corporativos.
Realizar a gestão de pessoas é um ingrediente primordial para conquistar a alta performance. Assim, o departamento de Recursos Humanos tem conquistado uma cadeira cada vez mais estratégica nas organizações.
Neste post, você tem a oportunidade de aprender mais sobre retenção de talentos e conhecer ações inteligentes para melhorar esse indicador. Aproveite a leitura!
O que é a retenção de talentos?
A retenção de talentos é uma métrica de People Analytics (Análises de Pessoas) muito importante para o RH e para o desempenho financeiro de qualquer empresa. Por muito tempo, a área de Recursos Humanos era vista como um setor de “custos necessários”. O capital humano não era gerenciamento de maneira estratégica.
A partir do avanço das ciências administrativas e aprimoramento das técnicas de gestão de negócios, o mercado tem reforçado que o headcount (quadro de colaboradores) é agente crucial para o crescimento de uma empresa. Afinal, são os profissionais que executam os processos.
Nesse sentido, os colaboradores assumiram a qualidade de talentos do negócio, sendo um ativo precioso para a empresa. A jornada do colaborador é um fluxo de alto custo para qualquer organização, pois, ela engloba uma série de rotinas, sendo as principais:
- atração de talentos;
- recrutamento na empresa;
- treinamentos;
- desligamento.
Todos esses processos, juntos, representam um investimento expressivo da empresa. Com as ações para a retenção de funcionários, a sua organização atua diretamente na redução desses investimentos enquanto consolida um headcount com know-how do negócio. Isso significa que o conhecimento adquirido pelos talentos permanece no contexto do seu negócio e não na concorrência.
Como reduzir o turnover?
Um indicador relacionado à retenção de talentos é o turnover (rotatividade). Essa métrica trata da relação entre admissões e desligamentos de profissionais do seu negócio. Você sabe quanto está a sua de rotatividade de colaboradores?
Mesmo que você ainda não tenha implementado esse KPI (Key Performance Indicator, ou Indicador Chave de Performance) no seu RH, isso não impede você fique por dentro das principais práticas para reduzir o turnover. A seguir, descubra quais são elas.
Faça pesquisas clima organizacional
Conhecer quem são os seus colaboradores, e como eles percebem a experiência de integrar o seu negócio é essencial para desenvolver uma estratégia precisa com foco na retenção de talentos. Nesse sentido, é interessante que a sua equipe de RH, e/ou Comunicação Corporativa, tenham um cronograma para pesquisas de clima organizacional.
Lembre-se de deixar um campo aberto para comentários. O colaborar precisa ter essa abertura para o diálogo. Essa ação reforça a postura positiva da sua empresa, por meio da escuta e da empatia, transparecendo que a sua marca empregadora se importa com os seus talentos.
Capacite os seus colaboradores
Uma pesquisa realizada pela Middlesex University’s Institute for Work Based Learning, com cerca de 4 mil entrevistados, apresenta que 74% sentem que eles não alcançaram o seu ápice de produtividade no trabalho em decorrência de um lapso de oportunidades de desenvolvimento. Assim, a capacitação atua diretamente na retenção de funcionários.
Para conferir mais qualidade na aprendizagem dos seus colaboradores, lembre-se de ajustar a didática para os canais digitais. Um relatório divulgado pela Weseek, em 2020, apresenta as tendências do RH como resultado do cenário da pandemia Covid-19. Nesse estudo, um dos tópicos abordados é que as empresas intensificaram os treinamentos por meio de dispositivos móveis, ou seja, online.
Tenha um programa de onboarding
De acordo com um levantamento realizado pela Glassdoor, em 2015, empresas com um processo de onboarding (embarque, ou boas-vindas) apresentam um crescimento de 82% na taxa de retenção de novos colaboradores. Além disso, a mesma pesquisa destaca que a produtividade também aumenta em 70%.
Assim, construir um programa de onboarding é uma estratégia de Employer Branding e gestão de pessoas muito poderosa para potencializar a retenção de funcionários na sua empresa. É no onboarding que a sua marca empregadora alinha as expectativas com os novos talentos, e compartilha, por meio do exemplo, quais são os valores que ela pratica.
Adote campanhas de incentivo
Quando pensamos em gestão de pessoas, principalmente no perfil das novas gerações que estão chegando no mercado de trabalho, é importante que a sua marca empregadora implemente ações que reforcem o senso de meritocracia. Além de contribuir para aumentar a retenção de funcionário, as campanhas de incentivo favorecem a colaboratividade, a produtividade e a autogestão ao promoverem o reconhecimento.
Para potencializar os resultados dessa estratégia de People Management (Gestão de Pessoas) é interessante associá-la com a técnica de gamificação. Assim, a sua equipe, além de se engajar para alcançar as metas, realiza as atividades de forma “menos traumática”, pelo fato da gamificação ser uma boa prática lúdica.
Acerte nos benefícios corporativos
Quando os benefícios para funcionários são escolhidos de maneira acertada ao perfil dos seus colaboradores, eles são capazes de aumentar a taxa de retenção de funcionários em até 48%. Para que você possa definir quais são os mais adequados para o seu headcount é necessário realizar uma pesquisa interna, e também no mercado.
Hoje, uma das tendências em benefícios corporativos são os planos de saúde. Para se ter uma ideia, uma pesquisa realizada IESS (Instituto de Estudos de Saúde Suplementar), identificou que houve um crescimento na procura por planos de saúde: uma alta de 6,9%. A análise foi feita entre os meses de fevereiro de 2019 até o mesmo período deste ano. Assim, oferecer um plano de saúde empresarial, com certeza, é um recurso que vai atrair e reter talentos.
A partir da leitura deste artigo, você pôde confirmar que investir em benefícios corporativos é uma decisão inteligente para aumentar a retenção de funcionário e otimizar o desempenho da sua empresa. Se você é um negócio pequeno ou médio tem nos planos de saúde um diferencial competitivo para atrair talentos para fazerem parte da sua equipe.
Quer entender mais sobre o assunto? Aproveite e confira o nosso post sobre o plano de saúde para PME!